O “Conversando sobre Adoção”, que ocorreu no dia 19 de outubro deste ano, no auditório do Ferreira Costa, com o tema “Histórias de adoção: maternidade solo de criança atípica” teve como palestrante a professora universitária Adriana Carvalho, mãe de Maria, que compartilhou sua emocionante trajetória como mãe solo de uma criança atípica.
Mãe e filha iniciaram o Conversando com uma linda apresentação de duas músicas de autoria de Adriana, as quais retratam a história que há três anos vem sendo construída entre elas.
Adriana destacou importância do Acalanto e da preparação, conscientização e responsabilidade que envolvem o processo de adoção. “Eu sou a adulta da relação”, afirmou ela ao enfatizar a importância de estudar sobre o cérebro infantil, emoções, dentre outros pontos relacionados ao desenvolvimento infantil.
A mãe de Maria também trouxe reflexões sobre Adoção Necessária, conhecida por muitos como Adoção Tardia, desafios associados à Adoção Inter-racial, além das dificuldades e alegrias vivenciadas por ela desde que decidiu vivenciar a maternidade solo. Na oportunidade, Maria e as crianças presentes participaram do Acalantinho, momento de muita ludicidade e acolhimento conduzido por nossas voluntárias. Foi um relato de experiência muito enriquecedor. Ao término da fala, abriu-se espaço para contribuições do público que externou muita emoção e gratidão pela partilha.